A prática da meditação é uma ótima maneira de nos conectarmos no presente, que nos traz tranquilidade para lidarmos com as situações atuais, mas nem sempre todos são adeptos a esta prática.

Há muitas atividades além desta, que nos ajudam a nos conectar com o presente e que trazem benefícios como o relaxamento  e bem estar para lidar com as questões do dia a dia. Segue algumas atividades que você pode praticar, que trazem um ótimo benefício para lidar com as tensões do dia a dia.

1.Pratique exercícios físicos

Além de cuidar da sua saúde física, a prática de exercícios físicos auxilia na saúde mental. Aí você pode escolher o exercício de sua preferência, aquele que você mais se identifica. O exercício libera  endorfina, um  neurotransmissor responsável pela sensação de prazer.

2.Respire

A respiração  diafragmática, aquela que você inspira contanto até três e expira contanto até seis, pela boca, durante cinco minutos é uma ótima maneira de trabalhar a ansiedade e acalmar a mente. A respiração mexe com a bioquímica cerebral e ativa os neurotransmissores que geram mais tranquilidade ao indivíduo.

3.Desperte o artista que há em você

Está comprovado que a arte é extremamente terapêutica. Você pode pintar, desenhar, fazer esculturas, a arte ativa o sistema de recompensa do cérebro e gera prazer. Ela é ótima para a elaboração das emoções e expressão de nossos sentimentos.

4.Entre em contato com a natureza

A natureza por si só já traz um estado de relaxamento e tranquilidade. Muitas pessoas nesta pandemia aumentaram o número de plantas em casa, as plantas trazem boas energias e podem auxiliar a lidar em momentos de maior estresse.

5.Faço um trabalho manual

Fazer tricô, artesanato, crochê,  também é muito terapêutico. Quando você está praticando estas atividades, você está concentrado e não está pensando em outras coisas, além disso ter um trabalho concretizado dá uma sensação muito boa de realização.

6. Escreva

Faça um diário dos relatos que considera importante do seu dia e adquira o hábito de fazer a interelação entre seus pensamentos e suas emoções,  pense em uma situação e o que você pensou no momento que aquilo ocorreu, aí pense no sentimento que aquilo gerou em você. Esta é uma ótima maneira de começar a identificar melhor seus sentimentos e pensamentos.

7.Entre em contato com os amigos

Ter um amigo para conversar e contar é sempre muito bom. Cultivar as relações interpessoais faz muito bem. O ser humano é um ser social, portanto necessita da conexão com o outro para haver uma troca e se sentir bem. Experimente ligar ou fazer uma vídeo chamada para um amigo. Você não vai se arrepender!

8.Cante

Você já deve ter ouvido falar aquela famosa frase: “Quem canta seus males espanta”. Pois é, cantar é muito terapêutico. A música ativa a liberação de neurotransmissores responsáveis pelo bem estar e traz um delicioso momento de descontração e relaxamento, ajudando a trabalhar as emoções.

9.Cultive a espiritualidade

A conexão espiritual traz paz e equilíbrio para a mente e corpo. Você pode fazer uma oração, um ritual ou algo que remeta à espiritualidade. Nos momentos de maior desespero, ter esta prática pode acalentar a alma e trazer força para os momentos mais difíceis.

9.Cultive a espiritualidade

A conexão espiritual traz paz e equilíbrio para a mente e corpo. Você pode fazer uma oração, um ritual ou algo que remeta à espiritualidade. Nos momentos de maior desespero, ter esta prática pode acalentar a alma e trazer força para os momentos mais difíceis.

Por: Andrea Guimarães

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