A psicoterapia e o coaching  tem algo em comum no que se refere a busca por melhorias e autoconhecimento, porém ambas tem suas diferenças. Neste artigo podemos ver suas diferenças para você fazer uma melhor escolha na contratação de cada serviço.

A psicoterapia tem como objetivo trabalhar questões emocionais que podem envolver relações conflituosas, traumas, luto, perdas, ansiedade, depressão, etc, numa busca de uma melhor compreensão em relação ao sofrimento humano.

A psicoterapia é feita por um psicólogo, que escolhe uma abordagem para seguir, a Terapia Cognitivo Comportamental é uma delas. Ela tem como objetivo a busca de autoconhecimento e envolve o trabalho de questões que estejam tendo impacto no bem estar e qualidade de vida da pessoa. Envolve um trabalho mais aprofundando,  amplo e duradouro até que o indivíduo sinta melhoras, diferente do coaching. que tem um  número de sessões limitado e prazo para acabar.

A função do coaching é dar apoio e sustentação para quem busca crescimento pessoal ou profissional, que pode impactar em questões como bem estar, qualidade de vida e autoconhecimento, porém este não é o seu foco principal.  No processo de coaching o coache (cliente) identifica potencialidades, talentos e traça metas mensuráveis para o estabelecimento de um projeto, um propósito, uma conquista e tem como objetivo  melhorar a performance em alguma área da vida.

É estabelecido um prazo para o cumprimento de uma meta e ações para atingí-la.Para isso, o coach auxilia o coachee (cliente) a identificar os gatilhos que fazem com que a pessoa tenha um determinado comportamento para que a pessoa tenha consciência disto e possa alavancar mudanças

O trabalho do coach envolve motivar o indivíduo para identificar e construir o que deseja para seu futuro imediato ou a longo prazo e trata questões mais específicas do que a psicoterapia

A escolha por fazer psicoterapia ou coaching depende do objetivo do indivíduo, se seu objetivo é tratar de questões emocionais, traumas que estejam tendo um impacto na sua qualidade de vida, o mais indicado é a psicoterapia, caso você tenha metas e objetivos claros e queira colocar em prática uma ação para conquistar algo, o mais indicado é o coaching.

Por: Andrea Guimarães Rothschild

Pin It on Pinterest