Você é daquelas pessoas que quando tem uma atividade para fazer, deixa sempre para depois? Caso você responda que sim, você é um procrastinador.

Procrastinar, nada mais é que adiar as coisas que são necessárias executar. O fato é que dificilmente atrasamos uma tarefa que temos prazer em fazer, isso explica porque tendemos a adiar tarefas que não são muito agradáveis. Buscamos a satisfação imediata das coisas e aquilo que  pode trazer uma recompensa, mas está muito distante, procrastinamos.

A procrastinação pode tornar-se um hábito e para que isso não aconteça, segue algumas dicas:

1.Observe o que você procrastina. Identificar quais são as tarefas que você costuma adiar é um primeiro passo importante para observar. Isso amplia sua consciência sobre o problema, e só assim pode ter ferramentas para conseguir mudar este padrão

2.Pense na recompensa que vai obter. Quando avaliamos os ganhos que teremos ao executar uma tarefa, nos sentimos mais motivados para concluí-la.

3.Organize suas atividades. Quando organizamos as tarefas a serem feitas, mantemos o foco no que tem que ser feito e aumentamos nossa capacidade de concentração. Está comprovado que uma boa organização auxilia muito a elaboração de tarefas, portanto mantenha uma rotina de atividades para fazer durante a semana e siga à risca.

4.Seja pró-ativo. Não deixe a preguiça tomar conta! O desânimo diminui a adesão a qualquer tarefa, e ao inserirmos atividades diárias na rotina, fica mais fácil de nos comprometermos na sua execução.

5.Avalie as consequências. O quanto de estresse e ansiedade você terá, caso não entregue aquele trabalho no prazo? Ao adiar aquela dieta? Provavelmente, isto trará muitos prejuízos à você, portanto não vale a pena procrastinar.

6.Faça uma atividade de cada vez. Fazer mais de uma tarefa ao mesmo tempo pode atrapalhar a sua execução. Focar em uma única atividade auxilia na sua realização e produtividade.

7.Evite os distratores. Estímulos externos atrapalham a concentração, para focar com mais facilidade na tarefa, mantenha o ambiente propício.

8.Estabeleça um tempo para executar a tarefa e tire um tempo para descansar. Dividir a atividade em 25 minutos e 5 minutos para dar uma pausa, por exemplo, pode auxiliar no seu engajamento.

9.Estabeleça o que é importante e o que é urgente. Isto melhora a organização e o planejamento da atividade. Muitas tarefas se tornam urgentes, com a procrastinação, mas se fizer esta diferenciação o importante não passa a ser urgente.

10.Siga uma meta. Ter um prazo para realizar uma tarefa, pode evitar a procrastinação, pois auxilia no comprometimento com a mesma, gerando mais motivação.

11. Acredite que você pode. Muitos procrastinadores não confiam que vão conseguir realizar uma atividade no prazo e. Isto gera desânimo e falta de confiança em si mesmo. Você pode começar fazendo uma lista de tudo que você já conseguiu fazer no prazo e se animar.

Por: Andrea Guimarães Rothschild

Pin It on Pinterest