Olá, este é o primeiro vídeo sobre Terapia Cognitivo Comportamental e Distorções Cognitivas, que aborda exemplos de pensamentos disfuncionais e modos de enfrentamento no dia a dia.Os pensamentos disfuncionais nos impedem de fazermos uma análise precisa de uma determinada situação, quando cometemos uma distorção cognitiva nosso pensamento é tendencioso, geralmente um pensamento que pende para uma visão negativa de um fato, é como se colocássemos um óculos escuro que fizesse com que enxerguemos a situação de um modo turvo. Mas o bom é que com a flexibilização cognitiva podemos substituir nossos pensamentos disfuncionais por pensamentos mais funcionais.
Alguns exemplos de distorções cognitivas são:
Catastrofização: quando você imagina que o pior de uma situação vai ocorrer, sem pensar em outras possibilidades mais prováveis. é o que chamamos de “tempestade no copo de água” Exemplo: seu filho adolescente saiu com os amigos à noite e está demorando para chegar, você fica preocupado e logo pensa: “ele sofreu um acidente.”
Leitura da mente: quando você imagina que sabe o que as pessoas pensam sem ter evidências suficientes. Por exemplo: você não consegue passar numa prova e se sente muito mal com isto. Vai comunicar que foi mal na prova a uma amigo e logo pensa “Ele acha que sou um fracasso”.
Desqualificação dos aspectos positivos: Você afirma que as realizações positivas, suas ou alheias, são triviais, desconsiderando-as. Por exemplo, você tem uma esposa prestativa e atenciosa e aí você pensa: “É isso que se espera das esposas – de modo que não conta quando ela é legal comigo”
Pensamento dicotômico: Você vê eventos, ou pessoas, em termos de tudo-ou-nada. Algo é totalmente bom ou totalmente ruim.Por exemplo: você se desentende com um amigo em uma viagem e fica magoado com ele aí pensa: “Nossa amizade foi uma perda de tempo”
Afirmações do tipo “deveria”: Você interpreta os eventos em termos de como as coisas devem ser, em vez de simplesmente concentrar-se no que elas são. Por exemplo: “Eu deveria me sair bem. Caso contrário, serei um fracasso”.

 

Pin It on Pinterest