Num mundo cada vez mais acelerado, que exige cada vez mais de você, a sua saúde mental pode ficar comprometida e pode ficar difícil manter o equilíbrio da mente.

Pensando nisto, segue algumas dicas para manter uma boa saúde mental:

  1. Pratique exercícios físicos

A prática de exercícios físicos, no mínimo 3 vezes por semana , 30 minutos por dia, aumenta a produção de substâncias como serotonina e endorfina, elevando o seu bem estar físico e mental. O ideal é escolher uma atividade que você goste de fazer, assim fica mais fácil de começar e dar continuidade.

 2.Mantenha contato com pessoas

Ter uma rede de amigos para sair e compartilhar momentos de alegria e tristeza e contar com o apoio da família é um grande alicerce para lidar com as questões da vida, além de torná-la mais divertida e enriquecedora. O estabelecimento de vínculo e a afetividade fazem muito bem ao ser humano.

3.Faça um trabalho voluntário

Ocupar o seu tempo fazendo com uma atividade em que possa auxiliar os outros , traz muitos benefícios a saúde mental. O ideal é escolher uma atividade em que você se identifique e tenha habilidade para desenvolver.

4.Faça meditação

A prática da meditação pelo menos 10 minutos por dia, diminui a ansiedade e o estresse, melhora a imunidade, reduz a probabilidade de sintomas relacionados a depressão, auxilia na qualidade do sono, entre outras coisas.

5.Faça terapia

A terapia é um processo de reflexão e autoconhecimento, que tem por objetivo a busca de ferramentas para lidar melhor com as angústias, auxiliando na resolução de conflitos. Para lidar melhor com os problemas, nada melhor que compartilhar as suas questões com um psicólogo.

6.Durma bem

Dormir 8 horas por dia é essencial, porque é durante o sono que o corpo recupera as energias, otimiza o metabolismo e regulariza a função de hormônios fundamentais para o funcionamento do corpo e disposição.

7.Alimente-se bem

Consumir alimentos saudáveis, beber bastante água e evitar o consumo de açúcar, previne o surgimento de doenças e reforça o sistema imunológico, auxilia a perda de peso e na sua manutenção, aumenta a qualidade do sono, viabiliza o bom funcionamento do organismo, fornecendo mais disposição e energia para as atividades diárias, além de garantir o bom humor.

8.Tenha um hobbie

Ter um um hobbie é uma ótima oportunidade de você fazer o que gosta, além de combater o estresse, descansar, melhorar  a mente, e gerar prazer . Engajar-se em atividades que você aprecia é ótimo para otimizar e aproveitar o tempo.

Por: Andrea Guimarães Rothschild

 

 

 

 

Pin It on Pinterest