Quando estamos em um relacionamento, pode ocorrer algumas situações em que aparece o ciúmes. Sentir um pouco de ciúmes é natural, afinal quando   gostamos muito de alguém, isso pode aparecer, mas quando passa a ser muito intenso é um indício de que algo não vai bem.

O ciúmes está ligado a insegurança e o medo da perda do objeto amado e quando ele se manifesta de maneira descontrolada, não é saudável, pode prejudicar e acabar com qualquer relacionamento.

Mas o que fazer para que o ciúmes não atrapalhe?

Segue 9 dicas para lidar com o ciúmes:

1.Melhore a sua autoestima

Ter a autoestima baixa, faz com que você se sinta inseguro e não confie em si mesmo. Na medida em que melhoramos nossa autoestima, nos tornamos mais autoconfiantes e não vamos achar que a pessoa com a qual estamos vai nos trocar por outra mais interessante. Nos valorizar é um componente importante para nos sentirmos bem conosco e consequentemente confiar no outro também.

2.Verifique as experiências vividas:

Quantas vezes você esteve numa crise de ciúmes e depois viu que não precisava ter ciúmes pois não tinha sentido para isso? É bom refletir portanto, e pensar nas outras experiências vividas de relacionamentos, se houveram muitas crises de ciúmes desnecessárias é um termômetro para mostrar que não há motivos para sentir isso no relacionamento presente.

  1. Diferencie fato de hipótese:

Basear- se nas evidências de um fato é algo que auxilia muito a saber se de fato temos motivos para nos preocupar com algo. O seu parceiro (a)  deu evidências que comprovem que o que você está achando é verdadeiro? Se não há evidências, de fato o que está acontecendo é só uma hipótese e não  se baseia na realidade, portanto não dê asas a imaginação.

  1. Controle as emoções

O ciumento costuma ter explosões de raiva que desembocam em desentendimentos e agressividade. Quando você perceber que está tendo uma crise de ciúmes, analise bem a situação antes, e se sentir que está se exaltando, respire profundamente e saia da situação que está  provocando ciúmes.

  1. Pense nos prós e nos contras

Pensar nas vantagens e desvantagens de tomar determinada atitude, auxilia a enxergar se vale a pena se comportar de determinada maneira, como por exemplo pensar: que vantagem eu tenho em me comportar de modo ciumento?

  1. Pense nas consequências:

Pensar em como tem impacto o ciúmes na sua vida e nas consequências que  acarreta para você é uma boa maneira de lidar com esta emoção. Na medida em que  percebe que isto só está tendo como resultado coisas ruins, e está afastando as pessoas, prejudicando a relação é um bom motivo para parar com isto.

  1. Converse com o seu parceiro

Nada melhor do que uma boa conversa para esclarecer o que está acontecendo. Falar o que pensa a respeito de um fato e de como está se sentindo é importante para manter relação a dois saudável. A comunicação é a chave para um bom relacionamento. Isto auxilia no estabelecimento da confiança.

  1. Foque nas coisas positivas

Focar nos aspectos positivos da relação aumenta a sensação de segurança, logo se você se sentir mais confiante, o ciúmes tende a diminuir, já que ele está muito ligado a insegurança. Pense em tudo de bom que esta relação  trás, em como seu parceiro(a) é amável, nos momentos que já viveram felizes juntos e isso irá te fortalecer.

  1. Tenha em mente que ninguém é posse de ninguém

Muitas pessoas ciumentas veem o parceiro como posse. Amar alguém é muito diferente de enxergar a pessoa como propriedade sua. Priorizar a liberdade e individualidade da pessoa faz com que ela não se sinta sufocada e preserva a relação.

Por: Andrea Guimarães Rothschild

Pin It on Pinterest