AutoestimaÉ comum me deparar no consultório com pessoas com questões referentes a problemas com a autoestima. Primeiramente é importante definir este conceito.

Autoestima. O que é?

A relação de importância e valor que o indivíduo tem frente a si mesmo, sua autoimagem.

Quando há uma desvalorização de si mesmo e um sentimento de impotência e fracasso pode –se dizer que há um prejuízo em relação a autoestima, fato conhecido como baixa autoestima.

Mas de onde vem a autoestima baixa?

A forma como o indivíduo interpretou as vivências na infância e construiu a partir daí suas crenças em relação si mesmo e a realidade ao seu redor são fatores que contribuem para a construção da sua autoimagem e do sentimento  de autoeficácia. Como já abordado no texto anterior…. sentir-se amado e acolhido pelas figuras importantes na vida é fator primordial para se estabelecer uma boa autoestima.

Algumas dicas para aumentar a autoestima são:

1.Valorize tudo que você tem de qualidades

2.Valorize todas as suas conquistas

3.Não seja muito crítico consigo mesmo

4.Aceite seus defeitos como sendo partes de si mesmo

5.Não se comparece de maneira diminutiva a ninguém

6.Aceite você do jeito que você é

Como lidar?

Gostar de si mesmo e

Ter uma boa autoestima é fator primordial para ter êxito na vida e se valorizar, e quem se valoriza tende a fazer melhores escolhas na vida e ter mais conquistas,  considerando todos os âmbitos da sua vida, afetivo, profissional, relacional, entre outros. Acreditar no seu potencial é um fator decisivo também para o indivíduo construir relações saudáveis. Caso você esteja enfrentando problemas em relação a autoestima, procure auxílio.

Gostou do texto? Ajude a compartilhar!

Por: Andrea Guimarães Rothschild

Pin It on Pinterest