Quem já não se sentiu frustrado uma vez na vida? Todos nós em nossa trajetória já nos sentimos frustrados, porém as experiências que trazemos podem nos ajudar a aprender a lidar melhor com este sentimento.

Será que é possível evitar que a frustração aconteça? É muito difícil evitarmos que isto aconteça porque a frustração vem de uma expectativa em relação a algo que não foi correspondida e  expectativas sempre vão existir.

Colocamos expectativas com relação ao nosso desempenho profissional, no nosso relacionamento amoroso, numa prova que vamos executar, numa meta que desejamos atingir, numa gratificação esperada, em como o outro deve se comportar em relação a nós e assim por diante.

Depende muito do outro ou de uma situação em específica se esta expectativa será correspondida ou não. Existem muitas maneiras de lidar com a frustração já que ela é inevitável.

Há muitas maneiras de lidar com este sentimento, Você pode literalmente fugir da situação que impulsionou a frustração e se afastar, pode se afastar por exemplo, de pessoas, por ter tido uma frustração amorosa.

Pode evitar procurar um trabalho para se recolocar profissionalmente por achar que não será capaz de executar bem a função almejada. Além disto, pode compensar sua frustração, com relação a algo bebendo ou comendo em excesso.

O fato é que todas estas maneiras de lidar com a frustração não vão te levar a lugar nenhum, pelo contrário só vão fazer com que você não enfrente o problema e dificulte a conquista de um objetivo que te faça feliz. Para te ajudar a lidar com esta questão segue algumas dicas:

  1. Identifique o que está te causando frustração
  2. Valide este sentimento, ou seja, admita que você está se sentindo frustrado
  3. Aja para que você consiga transformar e resignificar este sentimento
  4. E sobretudo, admita que se frustrar faz parte da vida e que o melhor de tudo é aprender a lidar com  isto da melhor forma

Por: Andrea Guimarães

Pin It on Pinterest

Abrir
Precisa de ajuda?