Quando o ano chega ao fim, muitas pessoas se animam e planejam metas que gostariam de atingir para o Ano Novo. Ao iniciar um novo ciclo vem a esperança de que as coisas sejam diferentes. Você já pensou no que deseja alcançar?
É comum fazermos uma avaliação do que passou e do que queremos que mude, refletimos também com relação ao que podemos alcançar, e nas coisas que ainda precisamos mudar. Criamos novas metas. Estas podem incluir, emagrecer, arrumar um novo emprego, equilibrar as finanças, viajar mais, cuidar mais da saúde, entre outras coisas.
O fato é que apesar de muitas pessoas ficarem empolgadas com a virada de ano, muitas acabam desistindo das metas. Você deve estar se perguntando, por que isso acontece?
Para nos engajarmos em uma meta, ativamos o sistema de recompensa do cérebro, por isso é importante que a pessoa consiga pensar no quanto a atividade que se engajou é importante para ela e também obter prazer na atividade, tornando-a o mais agradável possível. Portanto, quanto maior a sensação imediata de recompensa, maior a predisposição a seguir o planejamento estabelecido para atingir seu objetivo.
Para que você não desanime logo no começo, segue algumas dicas:
Trace metas alcançáveis, não adianta nada colocar objetivos para você, que sejam muito difíceis de conquistar.
Divida em partes as tarefas a serem feitas, isto facilita o na adesão da atividade
Relembre seu histórico de conquistas, em tudo que já fez e foi bem sucedida
Foque no que você deve fazer, e não no que você deveria ter feito
Visualize a conclusão da tarefa
Especifique sua meta
Dê um prazo para que ela aconteça
Vença as suas inseguranças e acredite mais em você
Aceite suas falhas, as coisas podem não sair do jeito que você esperava, você pode errar ao longo do caminho, mas tudo bem, isso acontece e faz parte da trajetória
Você já pensou no que pode fazer para que suas resoluções de Ano Novo se concretizem? Caso não, siga o seu planejamento e vá em frente!
Por: Andrea Guimarães Rothschild