É frequente atender no consultório pessoas com queixas referentes à insatisfações profissionais, que desejam melhorar ou mudar de carreira ou profissão.
A insatisfação profissional e o desejo de mudança estão presentes em seu cotidiano?
Caso a resposta for positiva e se o desejo de mudar for maior do que o desejo de ficar, é importante se preparar para que uma mudança de fato neste âmbito ocorra. E como toda mudança acarreta novos desafios, para se preparar para este momento e fazer isto com segurança, segue algumas dicas:
1º dica:
Autoconhecimento
Um passo importantíssimo é o autoconhecimento, saber quais são suas habilidades, seu potencial, o que gosta de fazer e sobretudo saber o que você faz bem. Isto te direciona a escolher opções de carreira em que você possa se destacar, já que tudo fica muito mais fácil quando fazemos algo com amor.
O trabalho dá um sentido de vida para o ser humano e este sentido fica pleno quando seguimos a nossa vocação e nos sentimos aptos a exercer aquilo que nos toca.
2º dica:
Acredite
Acredite no seu sonho, muitas vezes temos um sonho e acabamos não dando vazão a ele, e aí os anos passam e não colocamos em prática aquilo que gostaríamos por muitas razões que não cabem aqui relatar.
3º dica
Veja as vantagens de mudar
Sinta que é o momento e visualize a mudança e os benefícios que ela pode te trazer. Você pode fazer uma lista de benefícios que você pode conquistar com a mudança de carreira, ou profissão. Assim que colocar todas as vantagens de mudar, isto te encorajará a tomar a decisão com mais firmeza.
4º dica
Vivencie a profissão
Vivenciar a profissão traz a tona uma identificação com o seu propósito e dá sentido a experiência.Isto impulsiona a mudança e traz sinais importantes para que haja uma motivação em mudar de profissão ou carreira.
Gostou do artigo? Compartilhe com alguém que possa se identificar!