Na minha experiência de atendimento em consultório, eu me deparo constantemente com pessoas que buscam a psicoterapia por causa de um término de relacionamento.
O término de um relacionamento costuma causar dor para os envolvidos, é a chamada “dor do coração partido”. Cientistas apontam que a “dor do coração partido” atinge uma área do cérebro correspondente a área da dor física. Mas diante de tanta dor, será que é possível fazer alguma coisa para lidar melhor com esta fase?
Segue 13 dicas para ajudar você a passar por este processo de uma maneira melhor:
1.Acolha suas emoções: neste período de tristeza, acolher a dor e deixá-la se expressar é muito bom, então se sentir vontade de chorar, chore e se estiver sentindo emoções como raiva e ansiedade, deixe-as se expressarem.
2.Focar em você mesmo e não no término: focar em coisas que faça para você, e não ficar pensando o tempo todo no término e nos motivos que levaram a ele.
3.Procurar a companhia dos amigos: estar ao lado dos amigos é sempre muito bom, uma maneira de fortalecer vínculos e compartilhar momentos agradáveis e afastar a solidão.
4.Usar o tempo livre para fazer o que gosta: fazer atividades prazerosas é uma ótima forma de manter o bem-estar e a felicidade.
5.Fazer um trabalho voluntário: se sentir útil eleva a autoestima, trás um senso de valor a si mesmo, além de tornar as pessoas mais felizes.
6.Praticar exercícios físicos: a prática de exercícios físicos libera substâncias como endorfina e serotonina, responsáveis pela sensação de prazer e bem-estar, uma maneira de espantar a tristeza e cuidar da mente e corpo.
7.Evitar ir a lugares que ia com o ex: ir a lugares que ia com o ex, faz com que você relembre o seu relacionamento, pois ativa memórias dos momentos a dois.
8.Evitar entrar em contato com o ex: mandar mensagens, telefonar, ou mesmo ver presencialmente o ex, só faz com que ainda se estabeleça um vínculo entre vocês, por isso, a melhor coisa a ser feita é cortar totalmente o contato.
9.Escrever registros: escrever é uma ótima maneira de lidar com questões e elaborar o luto pelo término do relacionamento, portanto escreva! Coloque para fora seus sentimentos, sua dor, suas angústias.
10.Faça algo que você tem vontade e ainda não fez: experimente inovar e mudar o foco das coisas para aquilo que vai te fazer bem e sempre teve vontade de fazer.
11.Pensar nos aprendizados que este relacionamento te trouxe: todo relacionamento trás muitos aprendizados, e se pensarmos em tudo de bom que esta relação trouxe, resta aquilo que foi positivo.
12.Escute músicas alegres: músicas alegres vão trazer mais ânimo para você neste momento, escutar músicas que são mais tristes só vão te deixar mais triste ainda.
13.Procurar psicoterapia: o psicólogo pode te acolher, neste momento e te ajudar a elaborar este processo de luto.
O processo de elaboração desta dor é muito individual, cada um elabora de um jeito, assim com o tempo de duração da elaboração desta dor é diferente para cada pessoa. A boa notícia é que tudo na vida passa, e a dor causada pelo término de um relacionamento também passa. O tempo é o melhor remédio para a elaboração deste luto.
Por: Andrea Guimarães Rothschild